Foi escrita por Sérgio Jockyman e Dárcio Ferreira, com argumento de Ivani Ribeiro e direção de Luiz Gallonm e Edson Braga. Foi inicialmente transmitida em preto-e-branco e passou a ser exibido em cores, no dia 1º de julho de 1974.
A telenovela foi baseada na novela A Indomável - também escrita por Ivani -, que foi exibida pela extinta TV Excelsior, em 1965, que era baseada na obra teatral A Megera Domada, de William Shakespeare. Os primeiros capítulos foram reaproveitados, como se fosse um remake, desde, que Jockyman assumiu o texto e transformou a telenovela, no seu maior sucesso na televisão.
Sinopse
O rude e determinado Julião Petruchio, na iminência de perder suas terras numa dívida, recebeu uma missão aparentemente impossível: domar a megera Catarina, uma moça temperamental que tem aversão por homens e casamento. Feminista convicta na rígida moral da Década de 20, a moça faz de tudo para espantar todos os seus pretendentes, que são vários, pois é filha de Batista, um rico fazendeiro do café que pagará uma fortuna a quem desposar sua filha.
Por isso a ardilosa Dinorá, sabendo da situação de Petruchio, sobrinho de seu submisso marido Cornélio, lhe propõe conquistar Catarina em troca do pagamento de suas dívidas. É essa também a maneira que Dinorá encontrou para casar seu irmão mais novo, Heitor, com a caçula dos Batista, Bianca. A jovem moça está apaixonada, mas o pai só permite o namoro entre ela e Heitor depois que Catarina se casar.
Mas não será fácil para o machão Petruchio dobrar a indomável Catarina, mesmo depois que se descobrem apaixonados um pelo outro.
Elenco
- Antônio Fagundes - Julião Petruchio
- Maria Isabel de Lizandra - Catarina Batista
- Irene Ravache - Dinorá
- João José Pompeo - Cornélio
- Rogério Márcico - Batista
- Flávio Galvão - Edmundo
- Lisa Vieira - Bianca
- Jacques Lagôa - Heitorzinho
- Etty Fraser - Mimosa
- Abrahão Farc - Calixto
- Clarisse Abujamra - Santuza
- Cleyde Ruth - Candinha
- Edgard Franco - Celso
- John Herbert - Mário Maluco
- Roberto Bolant - Inácio
- Elias Gleizer - Comendador Stromboli
- Liana Duval - Lulu Abrantes
- Walderez de Barros - Serafina
- Riva Nimitz - Rosa
- Yara Lins - Dona Josefa
- Marcos Plonka - Fritz
- Older Cazarré - Cizânio
- Ruthinéa de Moraes - Leonor
- Tereza Sodré - Jandira
- Clenira Michel - Zozó (Zoraida)
- Henrique César - Rachid
- Chico Martins - Armando
- Paulo Hesse - Dr. Valcourt
- Felipe Levy - Dr. Osvaldo
- Odair Toledo - Buscapé
- Indianara Gomes - Lúcia
- CURIOSIDADES DA TRAMA A DA TV TUPI:
- Os quarenta primeiros capítulos foram aproveitados, como se fosse um remake. A partir daí, Jockyman assumiu o texto e transformou O machão em seu maior sucesso na televisão. A ideia era aproveitar a química do casal formado por Maria Isabel de Lizandra e Antonio Fagundes, que vinha de Mulheres de areia, também de Ivani, em tipos semelhantes.
- A TV Tupi chamou para a telenovela todos os seus grandes contratados e muitos casais na vida real, já que os atores Antonio Fagundes e Clarisse Abujamra, Etty Fraser e Chico Martins, Ruthinéa de Moraes e João José Pompeo e Riva Nimitz e Henrique César eram casados.
- No ano 2000, a Rede Globo produziria a novela O Cravo e a Rosa, de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, que era, por sua vez, baseada nas duas transposições anteriores de A megera domada para a televisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário